sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A DISLEXIA COMO UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DOS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA LEITURA E DA ESCRITA.

          A desinformação e a dificuldade de identificar possíveis “sinais” de dislexia, por parte dos pais e professores faz com que a criança mantenha esse problema por todo o considerado período da primeira infância. No entanto, vários estudos realizados têm constatado possíveis sinais de dislexia nesse período, por exemplo, parece difícil para essa criança entender o que está ouvindo; tendência a hiper ou a hipo-atividade motora; dificuldade para aprender a andar de triciclo; atraso no desenvolvimento motor desde a fase do engatinhar, sentar e andar; atraso ou deficiência na aquisição da fala; chora muito e parece inquieta ou agitada com muita freqüência entre outros.

       Algumas características marcantes da criança em idade escolar, sendo sintoma mais notório, a acumulação e persistência de erros ao ler e escrever. A análise qualitativa da leitura oral de um disléxico revelará alguma ou várias das seguintes dificuldades:

1 – confusão entre letras, sílabas ou palavras com diferenças sutis de grafia: a-o; c-o; e-c; f-t; h-n; i-j; m-n; v-u; etc.

2 – Confusão entre letras, sílabas ou palavras com grafia similar, mas com diferente orientação no espaço: b-d; b-p; b-q; d-b; d-p; d-q; u-n; w-m; a-e.
3 – Confusão entre letras que possuem um ponto de articulação comum e cujos sons são acusticamente próximos: d-t; j-x; c-g; m-b; m-b-p; v-f.

4 – Inversões parciais ou totais de sílabas ou palavras: me-em; sol-los; som-mos; sal-las; pal-pla.

5 – Substituição de palavras por outras de estrutura mais ou menos similar ou criação de palavras, porém com diferente significado: soltou/salvou; era/ficava.

6 – Contaminações de sons.

7 – Adições ou omissões de sons, sílabas ou palavras: Famoso substituído por fama; casa por casaco.

8 – Repetição de sílabas, palavras ou frases.

9 – Pular uma linha, retroceder para a linha anterior e perder a linha ao ler.

10 – Excessivas fixações do olho na linha.

11 –Soletração defeituosa: reconhece letras isoladamente, porém sem poder organizar a palavra como um todo, ou então lê a palavra sílaba por sílaba, ou ainda lê o texto “palavra por palavra”.

12 – Problemas de compreensão.

13 – Leitura e escrita em espelho em casos excepcionais.

14 – Ilegibilidade.

15 – Em geral, a dificuldade do disléxico no reconhecimento das palavras obrigam-no a realizar uma leitura hiperanalítica e dedifratória. Como dedica seu esforço à tarefa de decifrar o material, diminuem significativamente a velocidade e a compreensão necessária para a leitura normal.

Nelita Pires de Figueiredo - Psicopedagoga Clínica e Institucional – FAED - UNIC
E-mail: nelita.pires@hotmail.com

1 comentários:

PSICOPEDAGOGIA disse...

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